Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1

 

 36 vídeos   13 provas   1 apostila (texto)  10 horas

 

 

Descrição do curso

Parte do módulo de Diagnóstico Automotivo, o Curso de Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1, aborda os conceitos e a lógica de funcionamento de um sistema de gestão eletrônica Common Rail. Neste curso você vai ver como identificar os tipos de medições e procedimentos de diagnóstico no sistema de baixa pressão e seus componentes, vai acompanhar como identificar os tipos de sinais emitidos pelos sensores e atuadores que compõem esse tipo de sistema, além de compreender os procedimentos de diagnóstico para realizar intervenções veículos equipados com sistemas Common Rail.

 

A Fase 1 deste curso compreende 13 aulas:

 

Aula 1

  • Visão Geral do Sistema Common Rail
  • Apresentação dos componentes em um motor CUMMINS
  • Apresentação dos componentes em um motor IVECO

 

Aula 2

  • Cap.1: Tipos de bomba de alta pressão
  • Cap. 2: Família de bombas CP1
  • Cap. 3: Família de bombas CP3
  • Cap. 4: Família de bombas CP4

 

Aula 3

  • Cap.1: Tipos de bomba de baixa pressão ZP e EKP
  • Cap. 2: Circuito de baixa pressão com bomba de engrenagens ZP
  • Cap. 3: Medições de pressão com bomba ZP
  • Cap. 4: Medição de pressão com bomba ZP blindada
  • Cap. 5: Controle de pressão em bombas sem KUV – CP1 K e S

 

Aula 4

  • Cap.1: Circuito de baixa pressão com bomba elétrica EKP
  • Cap. 2: Medição de pressão com bomba EKP

 

Aula 5

Estratégia de regulagem do sistema de alta pressão:

  • Cap.1: Funcionamento e tipos de Sensor de Pressão do Rail
  • Cap. 2: Diagnóstico do Sensor de Pressão do Rail via Scanner
  • Cap. 3: Medições elétricas no Sensor de Pressão do Rail

Inclui:

- Interpretação de sinais;

- Análise de componentes do circuito de alta pressão.

 

Aula 6

Estratégia de regulagem do sistema de alta pressão:

  • Cap.1: Funcionamento da Válvula M-Prop
  • Cap. 2: Diagnóstico da M-Prop via Scanner
  • Cap. 3: Medições elétricas na M-Prop

Inclui:

- Interpretação de sinais;

- Análise de componentes do circuito de alta pressão.

 

Aula 7

Estratégia de regulagem do sistema de alta pressão:

  • Cap.1: Funcionamento da Válvula DRV
  • Cap. 2: Diagnóstico da DRV via Scanner
  • Cap. 3: Medições elétricas na DRV

Inclui:

- Interpretação de medições via Scanner / Medições elétricas;

- Análise de componentes do circuito de alta pressão.

 

Aula 8

Estratégia de regulagem do sistema de alta pressão:

  • Regulagem em dois pontos.

 

Aula 9

Estratégia de regulagem do sistema de alta pressão:

  • Cap.1: Funcionamento da Válvula de segurança DBV
  • Cap. 2: Teste de estanqueidade da Válvula de segurança DBV

Inclui:

- Interpretação de sinais;

- Análise de componentes do circuito de alta pressão.

 

Aula 10

Diagnóstico de injetores CRS:

  • Tipos de injetores de alta pressão
  • Princípio de funcionamento dos injetores CRI e CRIN
  • Conceito de reparo nos injetores CRI e CRIN

 

Aula 11

Diagnóstico de injetores CRS:

  • Cap.1: Processo de medição de Retorno nos injetores CRI e CRIN
  • Cap. 2: Teste do Retorno dos injetores CRI e CRIN
  • Cap.3: Tipos de Válvulas de pressurização de Retorno

Inclui:

- Interpretação de sinais;

- Análise de componentes do circuito de alta pressão.

 

Aula 12

Diagnóstico de injetores CRS:

  • Cap.1: Medição de Sinais elétricos de ativação nos injetores CRI e CRIN
  • Cap. 2: Teste de Resistência e Isolamento nos injetores CRI e CRIN

Inclui:

- Interpretação de sinais;

- Análise de componentes do circuito de alta pressão.

 

Aula 13

Diagnóstico de injetores CRS:

  • Cap.1: Compensação de Volume de Injeção
  • Cap. 2: Codificação dos injetores CRI e CRIN

Inclui:

- Interpretação de sinais;

- Análise de componentes do circuito de alta pressão.

 

 

Tempo das videoaulas: 06h45min.
Tempo para responder cada Quiz: 15 min.
Tempo total da trilha de aprendizado: 10h. 

 

Após a confirmação de sua matrícula, você terá um prazo de 90 dias para iniciar o curso e um outro, de 180 dias, para finalizá-lo.

 

Ao finalizar a trilha de aprendizado e estar aprovado nas avaliações (quiz), você terá acesso ao seu Certificado de Conclusão deste curso, disponível para baixar automaticamente no seu portal do aluno. Bom curso!

 

Categoria: Mecânico Pro – Diagnósticos Automotivos

 

Objetivo

Os cursos de diagnóstico automotivos são direcionados aos técnicos, com atuação e experiência em serviços automotivos, que pretendem desenvolver competências profissionais e/ou atualizar informações relacionadas ao diagnóstico de sistemas automotivos com ênfase em eletrônica embarcada.

Os conteúdos técnicos dos cursos visam contribuir com o desenvolvimento profissional do mencionado grupo, em aspectos como: a aplicação de procedimentos técnicos de diagnóstico em sistemas eletroeletrônicos, compreensão dos princípios de funcionamento, arquiteturas eletrônicas e estratégias de funcionamento dos principais sistemas automotivos, oferecendo, dessa forma, bases conceituais sólidas para um desempenho que permite elevar as competências profissionais voltadas para o diagnóstico assertivo de sistemas automotivos.

Todos os cursos individuais do programa de diagnóstico automotivo, uma vez finalizados e aprovados, oferecem um certificado de finalização de curso do Mecânico Pro. 

 

Público-alvo

  • Mecânicos;
  • Estudantes de mecânica automotiva;
  • Profissionais do setor de manutenção automotiva;
  • Proprietários de oficina e centros automotivos;
  • Profissionais de autopeças.

 

Proposta pedagógica

O programa de cursos do Mecânico Pro foi concebido em seu conteúdo técnico e pedagógico pela equipe de profissionais técnicos do Centro de Treinamento Automotivo da Robert Bosch, localizado na cidade de Campinas SP, considerado uma das principais referências de tecnologia automotiva aplicada ao mercado de serviços para a América Latina.

As aulas são gravadas no Centro de Treinamento Automotivo da Bosch com os mais destacados e qualificados técnicos automotivos da América Latina.

O formato para aplicação da proposta curricular do programa de cursos do Mecânico Pro está baseado na utilização de metodologias de ensino a distância, com a incorporação de recursos tecnológicos, que permitem uma projeção virtual de atividades práticas em ambientes e contextos de oficinas mecânicas, facilitando a recriação de procedimentos técnicos de forma compreensível e aplicável a espaços reais de trabalho.

O programa de cursos segue uma estruturação modular, baseada na criação de Módulos Temáticos composto por cursos individuais, os quais podem ser realizados de forma separada ou seguindo o conceito modular proposto por cada módulo temático.

 

Metodologia

A metodologia pedagógica utilizada no programa de cursos do Mecânico Pro, está baseada no conceito de desenvolvimento de competências técnicas especificas, para a posterior aplicação em ambientes profissionais. A apresentação das videoaulas é acompanhada de questionários avaliativos do tipo "quiz" para reforço da memorização do conteúdo ministrado.

Mediante esta metodologia, é possível desenhar atividades e processos educativos que permitam abordar, de forma eficiente, as competências técnicas a serem desenvolvidas dentro da proposta educativa de cada curso.

Da mesma forma, esta metodologia permite trabalhar com resultados mensuráveis, em termos de conhecimentos e competências adquiridas, como principal base da constatação prática, da eficiência da proposta programática apresentada por cada curso de forma individual.

Todos os participantes que completam o curso e são aprovados nas provas aplicadas nos cursos, recebem um certificado do Mecânico Pro – Powered by Bosch e todos os participantes que finalizam os Módulos Temáticos, recebem uma certificação técnica do Mecânico Pro e uma Certificação referente ao módulo de especialidade no grupo temático automotivo, emitida pelo Centro de Treinamento Automotivo da Bosch.

 

Elementos de competência

 Ao final do curso, o participante estará apto a:

  • Compreender a lógica de funcionamento de um sistema Common Rail;
  • Identificar os tipos de medições e procedimentos para o diagnóstico de sistemas de baixa pressão e seus componentes;
  • Identificar os tipos de sinais gerados pelos diferentes sensores e atuadores que conformam um sistema Common Rail;
  • Compreender os procedimentos de diagnóstico e segurança para realizar intervenções em sistemas Common Rail.
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - INTRO3 minutos e 9 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 147 minutos e 24 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 236 minutos e 17 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 355 minutos e 26 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 415 minutos e 58 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 550 minutos e 27 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 644 minutos e 57 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 728 minutos e 11 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 86 minutos e 41 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 923 minutos e 45 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 1016 minutos e 56 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 1123 minutos e 17 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 1235 minutos e 39 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Aula 1316 minutos e 56 segundos
  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1 - Encerramento

 

Você pode adquirir o curso com pagamento:

1. Via boleto, à vista

2. Parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. 

 

Lembramos que o curso estará disponível no Portal do Aluno (https://www.cursodomecanico.com.br/portal/login) somente após a confirmação do pagamento. 

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Carga Horária: 10h
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