Gerenciamento Eletrônico do motor TU5JP4 - 1.6 16V Flex

  11 vídeos   10 provas   1 texto   4 horas

 

Descrição do curso

O curso de gerenciamento eletrônico do motor TU5JP4 traz as informações e procedimentos necessários para identificar e diagnosticar os diversos componentes do sistema de injeção eletrônica Bosch ME 7.4.9. Nessa geração do Peugeot 307, o motor 1.6 litro e 16 válvulas é configurado para atender a tecnologia bicombustível, ou seja, além de alterações como bicos injetores com maior vazão, possui sistema de partida a frio dotado de reservatório de gasolina.

As videoaulas apresentam a localização e as estratégias de funcionamento dos diversos sensores e atuadores do sistema, além de realizar testes para diagnosticar as alimentações e sinais elétricos, com apoio de sinóticas e esquemas elétricos.

O curso disponibiliza, também, material de apoio que traz informações do sistema, tabela de código de falhas (P-code), sinóticas das ligações elétricas e esquemas elétricos exclusivos, com os códigos dos fios e das ligações à massa em todos os componentes que fazem parte do sistema. Tudo em um arquivo PDF em formato de apostila, disponível para ser baixado e utilizado posteriormente como guia de consulta.

 

Após a confirmação de sua matrícula, você terá um prazo para iniciar o curso e para finalizá-lo.

 

Ao finalizar a trilha de aprendizado e estar aprovado nas avaliações (quiz), você terá acesso ao seu Certificado de Conclusão para baixar automaticamente. Bom curso!

 

Categoria: Elétrica

 

Informações gerais

 

Conteúdo

Aula 1 - Apresentação e localização dos componentes do sistema de gerenciamento eletrônico.

Aula 2 - Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, sensor de depressão do coletor e sensor de rotação.

Aula 3 - Corpo de borboleta motorizado.

Aula 4 - Sensor de posição do pedal do acelerador e Interruptor do pedal de freio.

Aula 5 - Sensor de detonação, interruptor de pressão de óleo do motor, sensor de nível de óleo e pressostato do ar condicionado.

Aula 6 - Sensor de oxigênio (sonda lambda).

Aula 7 - Bobina de ignição.

Aula 8 - Bicos injetores e eletroválvula de purga do Cânister.

Aula 9 - Sistema de partida a frio.

Aula 10 - Conjunto bomba e medidor de nível de combustível (boia).

Aula 11 - Unidade de Comando do Sistema de Gerenciamento Eletrônico do Motor (UCE).

 

Objetivo

Atualizar e capacitar mecânicos e demais profissionais envolvidos com manutenção automotiva, sobre as características, estratégias de funcionamento e procedimentos para o diagnóstico dos componentes que fazem parte do sistema de gerenciamento eletrônico do motor TU5JP4, incluindo testes para verificação de alimentação e sinais elétricos entre os sensores/atuadores e a Unidade de Comando do Sistema (UCE).

 

Público-alvo

  • Mecânicos
  • Estudantes de mecânica e de eletrônica embarcada automotiva
  • Profissionais do setor automotivo

 

Metodologia

Videoaulas com procedimentos para análise, incluindo testes dinâmicos, nos diversos componentes que compõem o sistema de gerenciamento eletrônico do motor TU5JP4.

"Quiz" para ajudar na memorização das informações e permitir, de forma coerente, o prosseguimento na trilha de aprendizado.

Material de apoio em PDF (baixável) para auxiliar o aprendizado e servir como guia de consulta de análise e verificação das ligações elétricas entre os componentes envolvidos (sinóticas e esquemas elétricos).

 

Professores

Fernando Landulfo - consultor técnico da Revista O Mecânico e professor de engenharia mecânica da FMU

 

  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 121 minutos e 28 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 222 minutos e 28 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 318 minutos e 21 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 420 minutos e 39 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 521 minutos e 33 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 619 minutos e 6 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 720 minutos e 35 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 821 minutos e 23 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 920 minutos e 3 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 1023 minutos e 20 segundos
  • Ger. Eletr. TU5JP4 - aula 1122 minutos e 4 segundos

Curso do Mecânico

COMPRE JÁ
Carga Horária: 4 horas
Provas: 10
Textos: 1
Vídeos: 11
Depoimentos
JOUBERT LACERDA DA SILVA

COMBO: Diagnóstico de sistemas de Powertrain - Fase 1 e Fase 2

GUILHERME MENDONÇA MARTINS

Diagnóstico de Sistemas Diesel Eletrônicos - Fase 1

Adriel pianzola

COMBO: Diagnóstico de sistemas de Powertrain - Fase 1 e Fase 2